IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

JetBlue tem prejuízo no 1° tri; revisa pedidos da Airbus para economizar US$1,1 bi

07/05/2020 12h36

Por Tracy Rucinski

(Reuters) - A JetBlue Airways divulgou nesta quinta-feira um prejuízo trimestral 268 milhões de dólares, conforme a pandemia de coronavírus atinge a demanda por viagens aéreas, e revisou sua carteira de pedidos com a Airbus para economizar 1,1 bilhão de dólares em gastos com aeronaves até 2022.

Desde que os casos do novo coronavírus começaram a acelerar em março, a demanda de viagens aéreas nos EUA caiu cerca de 95%, forçando as companhias a mudar seu foco de planos de crescimento para estacionar aeronaves e minimizar a queima de capital.

Embora o número total de reservas tenha sido "extremamente limitado", a JetBlue disse acreditar que a demanda atingiu seu pior momento por volta de meados de abril e espera ter uma melhor noção do terceiro e quarto trimestres no início do verão do hemisfério norte.

Após medidas para aumentar liquidez, a JetBlue espera que sua queima diária de caixa caia para pouco menos de 10 milhões de dólares em maio, contra uma média de 18 milhões na segunda quinzena de março, excluindo o auxílio do governo.

A companhia aérea deve receber 936 milhões de dólares em assistência do governo para folha de pagamento, que proíbe as empresas de reduzir a força de trabalho até 30 de setembro e disse que pediu empréstimo adicional de até 1,14 bilhão de dólares que pode ser usado se necessário.

A receita caiu 15,1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, incluindo queda de 52% em março, quando a pandemia atingiu a demanda e o valor das passagens.

O prejuízo foi de 268 milhões de dólares no trimestre, ante lucro de 42 milhões de dólares no ano anterior.

Excluindo itens especiais, o prejuízo líquido foi de 116 milhões de dólares, ou 0,42 dólar por ação.