IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mineradora Vale vê recuperação econômica na China "muito vigorosa", diz CFO

08/05/2020 16h03

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Vale observa que a China, principal compradora do minério de ferro da empresa, já vive trajetória de recuperação econômica "muito vigorosa", afirmou nesta sexta-feira o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da mineradora, Luciano Siani, em entrevista transmitida na internet pelo jornal Valor Econômico.

O país asiático --que passou por medidas rigorosas de bloqueios e isolamentos nos últimos meses para conter a disseminação do novo coronavírus-- está agora em um momento de abertura da economia.

O executivo pontuou que a China, que tem sua atividade econômica direcionada por construção civil e manufatura, terá uma trajetória de recuperação "muito mais acelerada do que vai acontecer com a Europa", que dependerá mais da confiança das pessoas e da disposição para gastar.

"As atividades das indústrias (na China) já estão praticamente de volta a seus níveis normalizados... atividade de construção civil também aumentando diariamente e estoques de aço e minério de ferro caindo. Então, a China realmente entrou em trajetória forte de recuperação", afirmou.

"Nesse momento, a recuperação (na China) é muito vigorosa, o que já não acontece no caso da Europa."

Siani destacou ainda que, no primeiro trimestre de 2020, a produção de aço da China cresceu 1,6% na comparação anual, mesmo com todas as medidas impostas no país para evitar a propagação do novo coronavírus.

O executivo pontuou, no entanto, que em um segundo momento é possível que a China sinta impactos negativos na demanda global por seus produtos siderúrgicos, diante da depressão econômica no restante do mundo.

(Por Marta Nogueira)