IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Programa de financiamento à folha de pagamento está em revisão, indica Mansueto

14/05/2020 13h38

BRASÍLIA (Reuters) - O programa de financiamento à folha de pagamento lançado pelo governo para empresas com faturamento de 360 mil reais a 10 milhões de reais está em revisão, afirmou nesta quinta-feira o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida.

Mansueto disse em audiência pública virtual do Congresso que o programa não será executado plenamente como aprovado. O programa tem um orçamento total de 40 bilhões de reais, sendo 34 bilhões de reais do Tesouro e 6 bilhões de reais dos bancos.

De acordo com Mansueto, as empresas estão relutando em tomar empréstimos pela contrapartida que têm que adotar de não demitir os empregados --elas não querem se comprometer em função das incertezas da crise.

O secretário do Tesouro também citou como empecilho o impedimento que havia para as empresas fecharem o financiamento caso tivessem dívidas junto à Previdência. Esse entrave caiu com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento de Guerra.

Mansueto também avaliou que a regra de ouro não é boa e que é disfuncional, já que vai contra discurso de clareza e compromisso com social.

(Por Marcela Ayres)