IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump ameaça impor novos impostos sobre empresas que fabricam produtos fora dos EUA

14/05/2020 12h20

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira impor novos impostos às empresas que produzem bens fora dos Estados Unidos, outra medida que seu governo poderia tomar para afastar as cadeias de suprimentos da China e levantar novas barreiras comerciais.

Trump disse em entrevista à Fox Business Network que a tributação seria um "incentivo" para as empresas retornarem sua produção para os Estados Unidos. Ele não especificou se essas seriam novas tarifas gerais ou outra forma de impostos, o que exigiria aprovação do Congresso.

"Sabe, se quiséssemos estabelecer nossa própria fronteira, como outros países fazem conosco, a Apple fabricaria 100% de seus produtos nos Estados Unidos. É assim que funcionaria", disse Trump.

As autoridades norte-americanas dizem que o governo Trump está "turbinando" os esforços para pressionar as empresas a afastar a produção da China, em parte como uma maneira de punir Pequim por sua abordagem diante do surto de coronavírus.

Questionado se consideraria conceder às empresas isenções fiscais para retornar as operações industriais aos Estados Unidos, Trump disse que pode tributá-las se não o fizerem e sugeriu que elas têm o dever de reestabelecer suas operações no país.

"Um incentivo, francamente, é cobrar impostos delas quando fabricam produtos fora. Não precisamos fazer muito por elas. Elas precisam fazer por nós", disse Trump.

Muitos grupos empresariais e economistas estão pedindo a Trump que corte tarifas, pelo menos temporariamente, para aliviar a pressão de custos sobre as empresas norte-americanas que estão enfrentando fortes quedas nas receitas.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que o aumento de novas barreiras comerciais prolongará a pior recessão desde a Grande Depressão dos anos 1930.