IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Recessão global prolongada é provável devido ao coronavírus, diz relatório do Fórum Econômico Mundial

19/05/2020 08h08

LONDRES (Reuters) - Gerentes de risco projetam uma prolongada recessão global como resultado da pandemia do coronavírus, mostrou nesta terça-feira relatório do Fórum Econômico Mundial.

Dois terços dos 347 entrevistados na pesquisa --realizada em resposta ao surto-- colocaram uma longa contração da economia global no topo de sua lista de preocupações para os próximos 18 meses.

Metade dos gerentes de risco esperam falências e consolidação industrial, o fracasso das indústrias em se recuperar e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens.

"A crise devastou vidas e os meios de subsistência. Provocou uma crise econômica com implicações de longo alcance e revelou as inadequações do passado", disse Saadia Zahidi, diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial.

Metas ambientais correm o risco de serem descartados como resultado da pandemia, disse o relatório, mas os governos deveriam tentar buscar uma "recuperação verde".

"Temos agora uma oportunidade única de usar essa crise para fazer as coisas de forma diferente e construir economias melhores que sejam mais sustentáveis, resilientes e inclusivas", disse Zahidi.

(Reportagem de Carolyn Cohn)