Hertz pede recuperação judicial nos EUA
Por Mike Spector
NOVA YORK (Reuters) - A Hertz Global Holdings, empresa de aluguel de carros com mais de um século, entrou com um pedido de recuperação judicial na sexta-feira depois que seus negócios foram dizimados durante a pandemia de coronavírus e as conversas com credores não resultaram em um muito necessário alívio.
No início do dia, o conselho da Hertz aprovou que a empresa buscasse a proteção do capítulo 11 em um tribunal de falências dos EUA em Delaware, segundo registros do tribunal. Suas regiões operacionais internacionais, incluindo Europa, Austrália e Nova Zelândia, não foram incluídas nos procedimentos norte-americanos, informou a empresa.
A empresa, cujo maior acionista é o investidor bilionário Carl Icahn, com uma participação acionária de quase 39%, sofre com as ordens do governo que restringem as viagens e exige que os cidadãos permaneçam em casa. Grande parte da receita da Hertz vem do aluguel de carros nos aeroportos, que praticamente desapareceu à medida que os clientes em potencial evitam as viagens de avião.
Com quase 19 bilhões de dólares em dívidas e aproximadamente 38.000 funcionários em todo o mundo até o final de 2019, a Hertz está entre as maiores empresas a serem desfeitas pela pandemia. A crise da saúde pública também causou uma cascata de falências ou pedidos de recuperação judicial entre empresas dependentes da demanda do consumidor, incluindo varejistas, restaurantes e empresas de petróleo e gás.
Até agora, as companhias aéreas dos EUA evitaram destinos semelhantes depois de receber bilhões de dólares em ajuda do governo, um caminho que a Hertz explorou sem sucesso.
Em 16 de maio, o conselho nomeou o executivo Paul Stone para substituir Kathryn Marinello como presidente-executivo. A Hertz demitiu anteriormente cerca de 10.000 funcionários e disse que havia uma dúvida substancial sobre sua capacidade de continuar como uma preocupação constante.
A Hertz sinalizou anteriormente que poderia evitar a o pedido de recuperação se recebesse alívio de credores ou ajuda financeira que a empresa e seus concorrentes solicitaram ao governo dos EUA. O Tesouro dos EUA começou a ajudar as empresas como parte de um pacote de alívio sem precedentes de 2,3 trilhões de dólares, aprovado pelo Congresso e sancionado.
Mesmo antes da pandemia, a Hertz e seus pares estavam sob pressão financeira, à medida que os viajantes migravam para serviços como o Uber.
A Hertz tem suas raízes em 1918, quando Walter Jacobs, então pioneiro no aluguel de carros, fundou uma empresa que permitia aos clientes dirigir temporariamente um de uma dúzia de Model Ts, da Ford, segundo o site da empresa.
((Tradução Redação São Paulo; +55 11 56447764))
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