IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa avança com perspectivas positivas sobre reabertura de economias; Petrobras recua

27/05/2020 12h06

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista subia nesta quarta-feira, com o Ibovespa avançando mais de 1% ainda na esteira de perspectivas favoráveis quanto à reabertura de economias, enquanto, no Brasil, dados de emprego também ocupam as atenções dos investidores.

Às 12:01, o Ibovespa subia 0,75%, a 86.108,09 pontos. O volume financeiro somava 8,31 bilhões de reais.

Para a equipe do BTG Pactual digital, os mercados globais seguem influenciados pelo otimismo gerado com as medidas de relaxamento do isolamento social nas principais economias.

Também no radar está o plano apresentado pela Comissão Europeia para tomar emprestado no mercado e então disponibilizar a países do bloco 750 bilhões de euros em subsídios e financiamentos para recuperação após o coronavírus.

O BTG Pactual digital destacou ainda a divulgação dos dados sobre empregos formais no Brasil, lembrando que as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) estavam suspensas desde fevereiro.

Os números mostraram que o Brasil fechou 763.232 vagas formais de trabalho de janeiro a abril, no pior desempenho para o período na série disponibilizada pelo Ministério da Economia, com início em 2010.

DESTAQUES

- BRASKEM PNA valorizava-e 6,38%, em destaque na ponta positiva. Analistas do UBS, que recomendam compra das ações, afirmaram que, apesar de preocupações do lado da demanda, a forte desvalorização acumulada pelo real e a queda dos preços de nafta podem dar suporte para os resultados da petroquímica. Eles ainda veem cenários de médio e longo prazos desafiadores por fatores como excesso de capacidade global e a questão com fenômeno de afundamento de solo em Maceió, mas que já estariam parcialmente precificados.

- ITAÚ UNIBANCO PN subia 1,78% e BRADESCO PN avançava 0,83%, com o setor de bancos endossando a alta do Ibovespa.

- VALE ON tinha acréscimo de 1,69%, com ações do setor mineração e siderurgia como um todo no azul, seguindo suas pares na Europa. No caso da Vale, investidores avaliavam informação que a mineradora tomou conhecimento de decisão da justiça em Brumadinho (MG), que aprovou parcialmente pedido para que a Vale apresente em 10 dias garantias de 7,93 bilhões de reais para eventuais pagamentos de multa.

- PETROBRAS PN cedia 1,37% com a queda dos preços do petróleo no mercado externo. A petrolífera comunicou mais cedo que planeja oferecer uma ou mais séries de títulos no mercado norte-americano em uma nova emissão, em operação para a qual já contratou bancos.

- MARFRIG ON avançava 4,94%. A companhia anunciou na terça-feira a criação da joint venture PlantPlus Foods com a ADM para produção e venda de carne e outros produtos com base vegetal nas Américas do Sul e do Norte.

- IGUATEMI ON valorizava-se 2,2%, mesmo após a forte queda no lucro do primeiro trimestre, refletindo diretamente os efeitos da pandemia do coronavírus, com o fechamento do comércio em todo o Brasil em meados de março. Em teleconferência, executivos da empresa de shoppings afirmaram que vendas no ecommerce estão 20 vezes maiores do que antes da pandemia e que empreendimentos reabertos estão vendendo mais.