PUBLICIDADE
IPCA
-0,38 Mai.2020
Topo

Williams, do Fed, diz que economia dos EUA poderia se recuperar no 2º semestre, mas que incerteza permanece

27/05/2020 12h31

Por Jonnelle Marte

NOVA YORK (Reuters) - A economia dos Estados Unidos pode atingir seu fundo do poço em maio ou junho e ver uma forte recuperação no segundo semestre do ano, disse o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, nesta quarta-feira, acrescentando haver muita incerteza na previsão e que o banco central está considerando uma variedade de cenários.

"Não vamos esquecer que este é um declínio extremo da atividade econômica e uma enorme dificuldade para as pessoas neste país", disse Williams em entrevista à Bloomberg TV.

"Portanto, mesmo se estivermos começando a ver, talvez, uma estabilização em termos de economia e talvez um pouco de impulso, ainda estamos em uma situação muito difícil."

Williams disse que os economistas do Fed estão usando várias fontes de dados, incluindo mídias sociais e informações sobre o quanto os norte-americanos estão dirigindo, para desenvolverem previsões que devem ser divulgadas na reunião de junho para definição de política monetária.

A autoridade de política monetária disse que a pandemia pode ter grandes efeitos sobre a demanda e que ele espera que a inflação continue baixa no próximo ano.

Williams disse que as autoridades estão avaliando quais medidas tomar para apoiar a economia através dos vários cenários que podem se desenrolar nos próximos meses. Ele disse que o controle da curva de juros é uma ferramenta que pode "potencialmente complementar" o uso do "forward guidance" (orientações futuras) e outras ferramentas do Fed, ecoando observações feitas pelo vice-chair do Fed, Richard Clarida, na semana passada.

"Isso é algo sobre o qual obviamente estamos pensando muito", disse ele. "Estamos analisando não apenas o que está acontecendo em outros países, mas também como isso pode funcionar nos Estados Unidos."

Economia