IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras anuncia contrato para compartilhar infraestruturas de escoamento de gás

Pedestre diante da sede da Petrobras no Rio de Janeiro - RICARDO MORAES
Pedestre diante da sede da Petrobras no Rio de Janeiro Imagem: RICARDO MORAES

30/09/2020 08h19

A Petrobras informou que anunciará nesta quarta-feira assinatura junto a Petrogal Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Shell Brasil de contratos de compartilhamento de infraestruturas de escoamento e processamento de gás natural.

As empresas, que são sócias em gasodutos offshore do pré-sal da Bacia de Santos, formalizarão o acordo em evento virtual com a presença de executivos, incluindo o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e o CEO global da Shell, Ben van Beurden.

"Os contratos preveem a interligação física e compartilhamento das capacidades de escoamento nas rotas 1, 2 e 3 (a última de propriedade da Petrobras e em fase de construção), dando origem ao Sistema Integrado de Escoamento de gás natural (SIE)", disse a Petrobras no comunicado.

No futuro, outras empresas produtoras de gás natural ainda poderão aderir aos contratos vigentes, desde que haja capacidade de escoamento disponível, acrescentou a estatal.

Além do SIE, também estão previstos contratos para constituição de um sistema integrado de processamento de gás natural, que contemplam acesso das empresas a unidades de processamento da Petrobras em Caraguatatuba (SP) e Cabiúnas e Itaboraí (RJ) — as duas últimas ainda em construção — segundo o comunicado.