Wall St encerra em queda com disparada de casos da Covid-19 e preocupações sobre estímulo
Por Herbert Lash
NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos sofreram forte queda nesta segunda-feira de negociações fracas, com o S&P 500 registrando sua maior queda diária em quatro semanas, diante do aumento dos casos de coronavírus e da incerteza sobre um projeto de alívio fiscal em Washington obscurecendo as perspectivas para a recuperação econômica norte-americana.
Estados Unidos, Rússia e França estabeleceram recordes diários de infecções por coronavírus. O número de norte-americanos hospitalizados com a Covid-19 saltou para a máxima de dois meses.
As ações relacionadas a viagens, vulneráveis às interrupções relacionadas à Covid-19, recuaram acentuadamente. O índice S&P 1500 das companhias aéreas caiu cerca de 5,6%, enquanto as operadoras de cruzeiros Carnival Corp e a Royal Caribbean Cruises Ltd caíram, respectivamente, 8,66% e 9,65%, esta última a maior queda dentre as empresas do S&P 500.
"Os temores sobre o ressurgimento da Covid-19 e o fracasso contínuo em alcançar um pacote de política fiscal entre republicanos e democratas deixou os investidores nervosos", disse Michael Arone, estrategista-chefe de investimentos da State Street Global Advisors em Boston.
"Esses são os dois maiores impulsionadores do declínio de hoje."
A Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, falou com o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, sobre o projeto de alívio à Covid-19. Ela continua otimista de que um acordo pode ser alcançado antes da eleições, afirmou um porta-voz da parlamentar democrata.
O índice considerado sinalizador do nível de medo em Wall Street atingiu seu maior nível em mais de sete semanas, enquanto a incerteza aumentava em torno das eleições de 3 de novembro. Cerca de 60 milhões de norte-americanos já votaram, em um comparecimento antecipado recorde, conforme Trump e o seu oponente democrata, Joe Biden, entram na última semana de campanha.
A semana marca uma das mais movimentadas da temporada de balanços do terceiro trimestre, que verá resultados de grandes empresas de tecnologia dos EUA, incluindo Apple Inc, Amazon.com Inc, Alphabet Inc, controladora do Google e Facebook Inc.
O Dow Jones recuou 2,29%, aos 27.685,38 pontos. O S&P 500 perdeu 1,86%, para os 3.400,97 pontos, e o Nasdaq teve queda de 1,64%, para os 11.358,94 pontos.
(Reportagem adicional de Medha Singh e Shivani Kumaresan em Bengaluru)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.