PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Fundos de hedge de criptomoeda acumulam ganhos com aumento do crédito sem bancos

Fundos de hedge de criptomoeda acumulam ganhos com aumento do crédito sem bancos - Shutterstock
Fundos de hedge de criptomoeda acumulam ganhos com aumento do crédito sem bancos Imagem: Shutterstock

30/10/2020 15h02

NOVA YORK (Reuters) - Fundos de hedge de criptomoedas registraram ganhos substanciais até agora em 2020, beneficiando-se do aumento nas transações que permitem que credores e tomadores de crédito façam transações sem bancos, além do aumento no preço do bitcoin.

O índice de hedge de cripto lançado em setembro de 2018 pelo fundo de fundos Vision Hill mostra alta de 126% em 2020.

Os setores de fundos de hedge não cripto monitorados por outro grupo de dados, o BarclayHedge, também estavam em território positivo, mas até modestos 1,7% até setembro.

O surgimento de finanças descentralizadas, ou DeFi, que usam plataformas de criptomoedas que facilitam empréstimos fora dos bancos tradicionais, foi o cerne do desempenho robusto dos fundos de criptomoedas este ano, disse Scott Army, fundador e diretor executivo da Vision Hill.

O total de empréstimos nas plataformas foi de 11,1 bilhões de dólares na quinta-feira, segundo dados do site da indústria DeFi Pulse, alta de 180% ante os quase 4 bilhões em agosto. Os sites DeFi funcionam em infraestrutura aberta, com algoritmos que definem taxas em tempo real com base na oferta e na demanda.

O aumento de mais de 80% do bitcoin este ano também ajudou a impulsionar os fundos de hedge, pois gerou altas no mercado de criptomoedas.

Terry Culver, presidente da Digital Finance, disse que o mercado amadureceu. "Não é tão especulativo como era há três ou quatro anos."