IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA devem registrar em outubro menor criação de vagas de trabalho em 5 meses

06/11/2020 06h49

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - Os empregadores dos Estados Unidos provavelmente contrataram o menor número de trabalhadores em cinco meses em outubro, no que pode ser a mais clara indicação de que o fim do estímulo fiscal e a explosão de novas infecções por Covid-19 prejudicam o ímpeto da recuperação econômica.

O relatório de emprego do Departamento de Trabalho a ser divulgado nesta sexta-feira vai destacar os desafios que o próximo presidente, seja ele o republicano Donald Trump ou o democrata Joe Biden, enfrentará para manter a economia em crescimento após a mais profunda recessão desde a Grande Depressão.

"O relatório de emprego de outubro deve mostrar evidências de um enfraquecimento no mercado de trabalho", disse Dean Baker, economista sênior do Center for Economic and Policy Research em Washington. "Esse é um problema urgente que quem quer que esteja na Casa Branca terá que enfrentar."

Os EUA provavelmente criaram 600 mil vagas de emprego em outubro depois de 661 mil em setembro, de acordo com pesquisa da Reuters junto a economista.

Essa seria a menor abertura de vagas desde que a recuperação começou em maio e deixaria o mercado 10,1 milhões de empregos abaixo de seu pico de fevereiro.

O relatório também deve mostrar aumentos nos números de pessoas que perderam permanentemente seus empregos, assim como aqueles que estão sem trabalho há mais de seis meses.