IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE-Dow Jones supera 30 mil pontos e dá ao mercado impulso psicológico durante a pandemia

24/11/2020 15h59

Por Alden Bentley

(Reuters) - O índice Dow Jones registrou sua escalada de 10 mil pontos mais rápida de todas, ultrapassando o patamar de 30 mil pontos pela primeira vez nesta terça-feira, dando ao mercado de ações um impulso psicológico depois que a pandemia de coronavírus prejudicou a economia e deixou milhões de desempregados.

O sentimento dos investidores melhorou com notícias encorajadoras sobre vacinas contra o coronavírus e a melhoria das perspectivas para uma tranquila transição de governo na Casa Branca. Mas o marco é menos significativo para investidores profissionais.

Nos 30 mil pontos, o Dow pode atrair pequenos investidores que ainda estão à margem e que agora estão ansiosos por participar da exuberância do mercado. Mas observadores do mercado dizem que estão menos impressionados do que estavam com a marca de 20 mil alcançada em janeiro de 2017 e, tecnicamente falando, isso significa pouco mais do que uma manchete que pode saltar aos olhos.

O Dow nesta terça-feira subiu 1,77%, ou 525,24 pontos, para tocar uma máxima recorde de 30.016,51 pontos, menos de quatro anos depois de atingir a marca de 20 mil em 25 de janeiro de 2017. Os catalisadores incluíram sinais recentes de que uma vacina funcional poderia estar disponível antes do final do ano, com base em resultados de testes promissores divulgados por Pfizer, Moderna e AstraZeneca.

O rali foi impulsionado por notícias de que o presidente Donald Trump deu o sinal verde para iniciar a transição para o governo do presidente eleito Joe Biden. Isso começou a aliviar a incerteza política que pairava sobre os mercados desde a eleição de 3 de novembro.

JJ Kinehan, estrategista-chefe de mercado da TD Ameritrade, disse que o nível de 30 mil pontos tem importância psicológica, mas deve ser visto no contexto da recuperação geral de Wall Street, liderada por ações de tecnologia de grande valor de mercado e empresas que se beneficiaram da permanência das pessoas em casa desde o início da pandemia.