IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Mundial está trabalhando com países para resolver obstáculos relacionados a vacinas

05/01/2021 13h29

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - O Banco Mundial está trabalhando em estreita colaboração com mais de 100 países para preparar o caminho para que recebam empréstimos e financiamento a juros baixos para comprar e distribuir vacinas contra a Covid-19, disse o presidente do organismo, David Malpass, a jornalistas nesta terça-feira.

Ele disse que as autoridades do Banco estão trabalhando com os países para lidar com um dos principais obstáculos --regras que deixam fabricantes de vacinas sujeitos a processos ou julgamentos-- por meio de legislação ou outros processos.

Malpass também apelou às economias avançadas para que liberem reservas de vacinas que estão além de sua capacidade de distribuição a fim de disponibilizar vacinas para compra ou distribuição em países mais pobres.

Em outubro, o comitê executivo do Banco Mundial aprovou 12 bilhões de dólares em novos recursos para países em desenvolvimento, com o objetivo de financiar compra e distribuição de vacinas, testes e tratamentos médicos contra a Covid-19 para cerca de 1 bilhão de pessoas em 24 meses.

O plano faz parte de um montante total de recursos de 160 bilhões de dólares que o credor multilateral de desenvolvimento prometeu deixar disponível a países em desenvolvimento até junho de 2021 para auxiliá-los no combate à pandemia do coronavírus.

A estratégia inclui apoio técnico às nações destinatárias para que possam se preparar para distribuição em larga escala das vacinas e tem como objetivo sinalizar a demanda futura para as empresas farmacêuticas.

Malpass disse que a instituição, em breve, espera apresentar ao seu conselho para aprovação os primeiros planos de financiamento de vacinas aos países, mas não identificou os países envolvidos.

Um porta-voz do Banco Mundial disse que o primeiro acordo poderia ser aprovado no fim de janeiro ou início de fevereiro.

Malpass afirmou que integrantes do Banco estão trabalhando com autoridades sanitárias em países qualificados para resolver a questão da indenização, para avaliar a logística de distribuição das vacinas e como mantê-las resfriadas de forma adequada.

A Corporação Financeira Internacional, organização-irmã do Banco Mundial e que faz parte do Grupo Banco Mundial, também esteve envolvida no financiamento para compra de seringas, frascos e outros materiais necessários para administrar as vacinas assim que estivessem disponíveis.