IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANP registra vazamento em plataforma da Trident Energy em Campos

20/01/2021 13h25

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Uma plataforma de petróleo operada pela Trident Energy na Bacia de Campos registrou vazamento de óleo e gás no último domingo, em incidente que chegou a deixar focos de fogo no mar, mas não parece ter gerado maiores consequências, segundo a reguladora ANP.

Os problemas foram verificados na plataforma P-65, que foi paralisada na sequência, disse a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quarta-feira, ao explicar que o incidente envolveu volume "reduzido" de óleo no mar, está controlado e não teve impactos sobre trabalhadores.

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) divulgou na noite de terça-feira um vídeo gravado por trabalhadores do campo de Enchova, que fica ao lado da P-65, no qual é possível ver focos de incêndio e uma fumaça negra tanto no mar quanto na plataforma.

"Houve um vazamento de gás na linha da tocha (flare) da P-65, operada pela Trident, e o gás continha óleo", explicou a ANP em nota à Reuters, ao ser questionada.

"Ocorreu a ignição da mistura de gás e óleo vazada, pelo flare, ocasionando a fumaça escura vista no vídeo divulgado. A planta foi imediatamente parada e despressurizada, e o incidente está controlado. Não houve mortos ou feridos", acrescentou.

A ANP estimou que foram derramados no mar cerca de 0,110 metro cúbico, o que ela classificou como um volume "reduzido". "Não há consequências aparentes".

A P-65 pertencia à Petrobras, que concluiu a venda do ativo à Trident em julho de 2020, juntamente com dez campos que compõem os Polos Pampo e Enchova e outras plataformas, na Bacia de Campos, como parte do bilionário plano de desinvestimentos da petroleira estatal.

Procurada, a Trident Energy afirmou que os órgãos responsáveis foram devidamento comunicados sobre o ocorrido e acrescentou que "houve um carreamento de pequena quantidade de óleo para a linha do queimador de gás", o que gerou a fumaça escura vista na plataforma e no mar.

"As atividades foram imediatamente interrompidas e o incidente controlado. Não houve feridos e a plataforma encontra-se em condição segura, sem quaisquer danos", disse, em nota.

O órgão ambiental Ibama, por sua vez, disse que iniciou uma avaliação sobre o caso.

"O Ibama... já instaurou processo administrativo para efetuar as apurações de infração ambiental referente ao acidente, visando a devida elaboração de Laudo Técnico de Constatação e lavratura do Auto de Infração, quando couber", afirmou.

Logo após a identificação do vazamento, no domingo, "houve início do processo de bloqueio na plataforma, para conter o fluxo de óleo", ainda de acordo com o Ibama.

A Trident Energy, que recebeu investimentos da empresa de private equity Warburg Pincus, tem como foco a exploração de ativos maduros de petróleo e gás, com ativos na América Latina e na África, segundo informações do site da companhia.

(Por Marta Nogueira)