Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Câmara aprova regime de urgência para projeto da autonomia do Banco Central

Câmara aprova regime de urgência para projeto da autonomia do Banco Central -                                 Marcello Casal JrAgência Brasil
Câmara aprova regime de urgência para projeto da autonomia do Banco Central Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Por Maria Carolina Marcello

09/02/2021 18h16

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira requerimento de regime de urgência ao projeto que confere autonomia formal ao Banco Central, de forma a garantir à instituição financeira que execute suas tarefas sem risco de interferência político-partidária.

Já analisada pelo Senado, a proposta inicialmente tratava da nomeação e demissão do presidente e diretores do Banco Central do Brasil. Mas durante a votação, senadores alteraram o projeto para também abordar a autonomia e os objetivos do BC.

O texto também estabelece que o Banco Central terá o status de "autarquia de natureza especial", sem subordinação a qualquer ministério.

Por trás do estabelecimento de mandatos fixos para o presidente e para os diretores da autarquia —com mandatos não coincidentes com o do presidente da República—, está a ideia de afastar qualquer ingerência política sobre as decisões do BC em sua missão de controlar a inflação.

A autonomia formal do BC é considerada há anos crucial pela autoridade monetária, tendo sido formalmente colocada na agenda prioritária do BC na gestão do ex-presidente Ilan Goldafajn, no governo Michel Temer. Antes, a então presidente Dilma Rousseff chegou a se posicionar a favor da autonomia "relativa" do Banco Central.

O presidente anterior da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já afirmava que o projeto poderia ir a voto. Mas o tema ganhou prioridade e chegou à pauta mesmo com a eleição de Lira, que o elegeu como primeiro teste de fogo para seu capital político.