IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CVM abre nova investigação sobre Petrobras após reclamação de investidor

CVM já havia aberto investigação envolvendo a estatal após notícias sobre a troca no comando provocarem queda nas ações da estatal de cerca de 20% na Bovespa - Tânia Rêgo/Agência Brasil
CVM já havia aberto investigação envolvendo a estatal após notícias sobre a troca no comando provocarem queda nas ações da estatal de cerca de 20% na Bovespa Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Aluisio Alves

De São Paulo

23/02/2021 15h04

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu outro processo contra a Petrobras, na esteira do imbróglio causado pelo anúncio de troca no comando da companhia feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo registro no website do regulador do mercado de capitais, o processo foi aberto pela superintendência de relações com empresas, após a reclamação de um investidor.

Ontem (22), a CVM já havia tornado público que abriu investigação envolvendo a estatal após notícias sobre a troca no comando provocarem queda nas ações da estatal de cerca de 20% na Bovespa.

Num post nas redes sociais na sexta-feira à noite, Bolsonaro anunciou que o governo decidiu indicar o general Joaquim Silva e Luna para assumir como conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do ciclo do atual presidente da companhia, Roberto Castello Branco.

Pela lei societária, empresas listadas em bolsa como a Petrobras devem comunicar informações importantes por meio de um fato relevante, o que não aconteceu. Além disso, mudanças dos principais executivos das empresas devem ser aprovadas pelo conselho de administração, o que também ainda não houve.