PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Knot, do BCE, diz que compras aceleradas de títulos serão temporárias, até que crescimento se recupere

22/03/2021 10h45

AMSTERDÃ (Reuters) - A recente decisão do Banco Central Europeu (BCE) de acelerar as compras de títulos é uma medida temporária, destinada a reduzir os custos dos empréstimos até que o crescimento e a inflação na união monetária ganhem ritmo, disse Klaas Knot, membro do conselho do BCE, nesta segunda-feira.

O BCE disse neste mês que aumentará as compras sob seu Programa de Compras de Emergência Pandêmica de 1,85 trilhão de euros nos próximos meses, para evitar que um aumento nos rendimentos dos títulos atrapalhe a recuperação econômica nos 19 países que compartilham o euro.

Knot disse que "grande parte" do recente aumento nos rendimentos da zona do euro foi resultado das melhores perspectivas para o crescimento e a inflação na zona do euro.

Mas ele descreveu o resto como uma resposta injustificada ao aumento dos rendimentos nos Estados Unidos, onde os fundamentos econômicos melhoraram mais rapidamente.

"Achamos que seria sensato antecipar parte de nossas compras, como um contrapeso nos próximos meses", disse Knot a repórteres em entrevista coletiva.

"Mas assim que as melhorias que esperamos se concretizarem, esse motivo naturalmente desaparecerá."

(Por Bart Meijer)

PUBLICIDADE