Wall St encerra em queda após ata do Fed; criptomoedas recuam
Por Echo Wang
(Reuters) - Os principais índices de Wall Street encerraram em baixa nesta quarta-feira, depois que a ata do Fed mostrou que os participantes da reunião de abril concordaram que a economia norte-americana permanecia distante dos objetivos do banco central dos EUA, com alguns de olho em uma discussão futura sobre redução do programa de compra de títulos.
O S&P 500 estendeu as perdas após a divulgação da ata ter revelado que algumas autoridades do Fed avaliaram que se a economia continuasse a progredir rapidamente seria apropriado, "em algum ponto" nas próximas reuniões, começar a discutir uma redução das compras mensais de títulos pelo Fed, política destinada a manter baixas as taxas de juros de longo prazo.
"Continua a haver uma visão e uma perspectiva das autoridades, bem como da equipe do Fed, de que essas pressões inflacionárias que estão começando a se tornar evidentes permanecerão transitórias, de acordo com suas visões, e provavelmente diminuirão conforme fizermos a transição para 2022", disse Bill Northey, diretor sênior de investimentos dos EUA para o U.S. Bank Asset Management Group, em Minneapolis.
Fortes dados de inflação e sinais de escassez de trabalhadores alimentaram nas últimas semanas temores e agitaram os mercados acionários, apesar das garantias das autoridades do Fed de que o aumento dos preços será temporário.
O índice Dow Jones caiu 0,48%, a 33.896 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,294344%, a 4.116 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,03%, a 13.300 pontos.
Contribuindo para o clima de aversão a risco nesta quarta-feira, o bitcoin e o ether estavam a caminho de registrar a maior perda diária desde março do ano passado, na esteira da decisão da China de proibir instituições financeiras e de pagamento de fornecer serviços de criptomoeda.
As duas principais moedas digitais caíram até 30% e 45%, respectivamente, mas reduziram significativamente suas perdas nas negociações da tarde, depois de dois de seus maiores apoiadores --o presidente executivo da Tesla Inc, Elon Musk, e a presidente executiva da Ark Invest, Cathie Wood-- reiterarem seu apoio ao bitcoin.
Empresas relacionadas a esse mercado, como a operadora de bolsa de criptomoedas Coinbase Global e as mineradoras de criptomoedas Riot Blockchain e Marathon Digital Holdings viram suas ações recuarem drasticamente nesta quarta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.