PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

OCDE eleve estimativas de crescimento por distribuição de vacinas e estímulo dos EUA

31/05/2021 07h35

Por Leigh Thomas

PARIS (Reuters) - A perspectiva econômica global está melhorando conforme a distribuição de vacinas permite que as empresas retomem as operações e com os Estados Unidos injetando trilhões de dólares na sua economia, disse a OCDE nesta segunda-feira, elevando suas projeções.

A economia global deve crescer 5,8% este ano e 4,4% no próximo, projetou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), elevando suas estimativas ante 5,6% e 4,0% respectivamente na projeção divulgada em março.

A economia global retornou aos níveis de atividade pré-pandemia, mas ainda não alcançou o crescimento esperado antes da crise sanitária global, disse a OCDE em sua publicação Perspectiva Econômica.

"A economia mundial está navegando em direção à recuperação, com muitos atritos", disse a economista-chefe da OCDE, Laurence Boone, em um editorial para a publicação.

"O risco de não se alcançar um crescimento pós-pandemia suficiente ou um crescimento amplamente compartilhado é elevado", acrescentou.

Enquanto as campanhas de vacinação permitem que as economias avançadas reabram gradualmente para os negócios, muitas economias de mercados emergentes estão sendo travadas pela vacinação lenta e por novos surtos de Covid-19, disse a OCDE.

A OCDE disse que os bancos centrais das economias avançadas devem manter as condições financeiras relaxadas e tolerar a inflação acima de suas metas.

A capacidade ociosa considerável na economia global ajudará a manter sob controle o aumento sustentado da inflação, apesar das recentes pressões sobre os preços desencadeadas por gargalos na cadeia de suprimentos com a reabertura das economias, disse o relatório.

Embora confiante de que os bancos centrais não se assustarão com aumentos temporários de preços, Boone disse que está menos certa sobre os mercados financeiros, onde vê um risco de taxas de mercado mais altas e volatilidade.

Os governos devem manter o apoio à renda das famílias e empresas até que a vacinação seja difundida o suficiente para proteger os setores mais expostos, disse a OCDE.

Estimulada por um plano de estímulo de vários trilhões de dólares, a economia dos Estados Unidos deve crescer 6,9% este ano, disse a OCDE, ante uma previsão anterior de 6,5%. A expectativa é de expansão de 3,6% em 2022, ante 4,0% em março.

O plano de estímulo dos EUA deve adicionar 3-4 pontos percentuais ao crescimento dos EUA e 1% ao crescimento global, trazendo a economia norte-americana de volta aos níveis pré-crise até meados de 2021.

(Reportagem de Leigh Thomas)