PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Pacheco diz que espera trabalhar em solução para precatórios na próxima semana

Presidente do Senado disse que solução deverá ser feita dentro do teto de gastos - Marcos Brandão/Senado Federal
Presidente do Senado disse que solução deverá ser feita dentro do teto de gastos Imagem: Marcos Brandão/Senado Federal

Lisandra Paraguassu

Em Brasília

16/09/2021 10h45

(Reuters) - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira que o Congresso vai tentar encontrar uma solução para a questão dos precatórios na próxima semana, mas que isso deverá ser feito dentro do teto de gastos.

De acordo com o senador, a solução terá que vir com três pontos centrais: o pagamento dos precatórios, que é uma dívida vencida da União, a abertura de espaço fiscal para melhoria dos programas sociais, e dentro do espaço permitido pelo teto de gastos.

Em evento online nesta manhã, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi indagado sobre as declarações de Pacheco e afirmou não ter participado de nenhuma articulação no sentido de se chegar a uma solução para a questão dos precatórios na semana que vem.

Lira disse ainda não acreditar que tal negociação estivesse sendo feita sem a participação da Câmara.

"Penso que caminho para os precatórios será o caminho legislativo", disse o presidente da Câmara, acrescentando não defender o calote dos precatórios, mas o que chamou de "ordenamento" de uma despesa que não estava prevista.

O governo do presidente Jair Bolsonaro já enviou uma Proposta de Emenda à Constituição ao Congresso prevendo o adiamento e o escalonamento de parte do pagamento das dívidas pelo governo, que tem previsão de praticamente dobrar de tamanho para 2022, mas a proposta encontra resistências no Senado.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Eduardo Simões)

PUBLICIDADE