IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tesouro é contra edição para renovar auxílio emergencial, diz secretário

Para o secretário, não haveria motivação técnica para abertura de crédito extraordinário - Arthur Souza/Photopress/Estadão Conteúdo
Para o secretário, não haveria motivação técnica para abertura de crédito extraordinário Imagem: Arthur Souza/Photopress/Estadão Conteúdo

28/09/2021 16h14

O secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, indicou nesta terça-feira que o Tesouro é contra a renovação do auxílio emergencial via crédito extraordinário.

O mecanismo foi usado em 2020 e neste ano para o governo elevar despesas - como com o auxílio - sem precisar cumprir a regra do teto de gastos, sob a justificativa de estar atendendo demandas que surgiram com a pandemia de Covid-19.

Em coletiva de imprensa, Bittencourt pontuou que as condições para edição de crédito extraordinário são urgência, relevância e imprevisibilidade, e frisou que as três precisam ser atendidas.

"Em síntese, desemprego e pobreza é urgente e é relevante que enfrentemos? Sim, é urgente, é relevante", disse ele. "É imprevisível? Não", completou o secretário, numa sinalização de que não haveria motivação técnica para abertura de crédito extraordinário para renovação do auxílio.