PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

BCE enfrenta reação contra "distração" verde para o combate à inflação

14/02/2022 10h21

FRANKFURT (Reuters) - A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, enfrenta uma reação no Parlamento Europeu nesta segunda-feira de políticos conservadores que criticam a estratégia verde do BCE como uma "distração" de seu dever de domar a inflação.

Lagarde fez da luta contra as mudanças climáticas um objetivo fundamental e o BCE prometeu no ano passado levar mais em conta o meio ambiente em decisões políticas centrais, como quais títulos comprar em seu programa de estímulo trilionário.

Mas parlamentares do Partido Popular Europeu estão se opondo ao que veem como uma incursão em uma área que vai além do mandato do BCE, especialmente em meio à alta inflação.

"O principal mandato do BCE é garantir a estabilidade de preços, sobre o qual que no momento o BCE não está fazendo um grande trabalho", disse o parlamentar alemão Markus Ferber em comunicado enviado por email à Reuters. "Todo o restante, como a 'mudança verde', é simplesmente uma distração para alcançar esse mandato primário."

Ele e colegas apresentaram várias emendas a parágrafos relacionados à estratégia climática do BCE em um relatório do Parlamento Europeu que será votado na terça-feira.

Em uma emenda, eles insistem que o BCE deve se ater à "neutralidade do mercado". Isso fecharia implicitamente a porta para a compra de mais dívida "verde" e menos títulos de empresas altamente poluentes.

(Reportagem de Francesco Canepa)