PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Wall St salta após alívio geopolítico deflagrar amplo rali

15/02/2022 18h21

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - Wall Street encerrou em forte alta nesta terça-feira, com sinais de diminuição das tensões ao longo da fronteira entre Rússia e Ucrânia embalando uma sessão de demanda por risco.

O índice S&P 500 fechou em alta de 1,58%, a 4.471,07 pontos. O Dow Jones subiu 1,22%, a 34.988,84 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançou 2,53%, a 14.139,76 pontos.

Todos os três principais índices registraram avanços sólidos. Ações de empresas de tecnologia ou relacionadas a tecnologia foram responsáveis pelo impulso mais forte e colocaram o índice de tecnologia Nasdaq na frente.

O índice Philadelphia de semicondutores saltou 5,5%, em seu maior ganho percentual diário desde março de 2021.

O calor geopolítico diminuiu um pouco depois de a Rússia dizer que havia retirado parte de suas tropas de perto da fronteira com a Ucrânia. Isso melhorou o sentimento com o mercado de ações e derrubou o preço do petróleo, já que se reduziram temores de oferta.

O anúncio russo recebeu respostas cautelosas, e os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disseram que ainda não viram evidências de uma redução da presença russa na região.

As ações arrefeceram brevemente os ganhos no fim da sessão, quando o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que um ataque russo ao país vizinho ainda seria possível.

"Um bom rali hoje, graças ao (presidente russo Vladimir) Putin", afirmou David Carter, diretor administrativo da Wealthspire Advisors em Nova York.

"Os mercados estão se movendo com base em Putin ou (o chair do Federal Reserve, Jerome) Powell", acrescentou Carter. "Putin e suas intenções com a Ucrânia e Powell e suas intenções em relação à taxa de juros."

O índice CBOE de volatilidade VIX recuou de uma máxima em três semanas.