Futuros de minério de ferro da China caem pelo 4º dia e pesam sobre aço
Os futuros de minério de ferro de referência da China caíram pela quarta sessão consecutiva nesta quinta-feira (17), com redução de mais de 5%. Isso impacta os preços do aço, já que os investidores ainda estavam preocupados com as intervenções do governo no mercado.
O planejador estatal do país pediu a alguns comerciantes de minério de ferro que liberem estoques excessivos e restaurem os estoques a níveis razoáveis, disse após uma investigação conjunta com o regulador de mercado em Qingdao.
Os estoques portuários de minério de ferro importado na China estavam em 156,35 milhões de toneladas em 11 de fevereiro, pairando em torno das máximas de três anos, mostraram dados da consultoria SteelHome.
"O aumento anterior nos preços do minério de ferro estava mais relacionado à expectativa e não tinha muito a ver com os fundamentos", escreveram analistas da GF Futures em nota, acrescentando que a matéria-prima siderúrgica é pressionada pelas políticas.
Os futuros de minério de ferro mais negociados na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio, caíram 5,2%, para 675 iuanes (106,62 dólares) por tonelada. Eles fecharam em queda de 3,8%, para 685 iuanes por tonelada.
Os produtos siderúrgicos na bolsa de Xangai também foram prejudicados pela queda dos preços da matéria-prima.
O vergalhão de aço usado para construção caiu 2%, para 4.686 iuanes por tonelada, e as bobinas laminadas a quente usadas no setor manufatureiro caíram 1,5%, para 4.823 iuanes por tonelada.
Os contratos futuros de aço inoxidável na bolsa de Xangai, para entrega em março, caíram 2,1%, para 18.720 iuanes por tonelada.
Os contratos futuros de carvão metalúrgico de Dalian subiram 1,1%, para 2.439 iuanes por tonelada. Os preços do coque saltaram 1,5%, para 3.210 iuanes por tonelada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.