Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Schnabel, do BCE, diz que guerra na Ucrânia obscurece perspectiva antes forte

24 fev. 2022 - Pessoas protestam contra a invasão da Ucrânia pela Rússia, em Berlim, Alemanha - John MacDougall/AFP
24 fev. 2022 - Pessoas protestam contra a invasão da Ucrânia pela Rússia, em Berlim, Alemanha Imagem: John MacDougall/AFP

Francesco Canepa

24/02/2022 14h06

O "choque da guerra" obscureceu as perspectivas para a economia justamente no momento em que a inflação acelerava na zona do euro, permitindo que o Banco Central Europeu (BCE) retirasse suas medidas de estímulo, disse Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, nesta quinta-feira.

"O choque da guerra que paira sobre a Europa obscureceu as perspectivas globais", afirmou Schnabel em discurso que ela disse refletir o estado da economia antes da invasão da Ucrânia pela Rússia nesta quinta-feira.

"A economia está evoluindo de maneiras que sugerem que, após um longo período de pressões de preços muito moderadas, a inflação tende cada vez mais a se estabilizar mais próxima de nossa meta de 2% no médio prazo", acrescentou.

"As perspectivas atuais de inflação, portanto, exigem uma normalização gradual de nossa postura de política monetária, refletindo o progresso significativo feito para cumprir nossa meta de inflação no futuro."