Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Banco central da Rússia vai retomar compra de ouro no mercado doméstico

Banco Central da Rússia sentiu golpe após sanções impostas por outros países - Akishin Vyacheslav/???????? Moscow-Live/Creative Commons
Banco Central da Rússia sentiu golpe após sanções impostas por outros países Imagem: Akishin Vyacheslav/???????? Moscow-Live/Creative Commons

27/02/2022 14h03Atualizada em 27/02/2022 15h11

MOSCOU (Reuters) - O banco central da Rússia disse na tarde de hoje que retomará a compra de ouro no mercado doméstico a partir de amanhã, enquanto toma medidas para tentar garantir a estabilidade financeira durante as sanções ocidentais contra Moscou pela invasão da Ucrânia.

Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que seu comando militar colocasse as forças com armas nucleares em alerta máximo. Combatentes ucranianos que defendem a cidade de Kharkiv disseram ter repelido um ataque de tropas invasoras russas.

A retomada da compra do ouro ocorre um dia após uma das sanções internacionais mais duras à economia do país, com o comprometimento por parte de nações ocidentais da retirada do país da Swift (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), uma cooperativa criada pelos países para permitir a padronização de informações financeiras e transferências de recursos entre bancos ao redor do mundo.

O sistema permite conexão e pagamentos entre mais de 11 mil instituições financeiras, em mais de 200 países —a Rússia, inclusive.