PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Banco central da Rússia vai retomar compra de ouro no mercado doméstico

Banco Central da Rússia sentiu golpe após sanções impostas por outros países - Akishin Vyacheslav/???????? Moscow-Live/Creative Commons
Banco Central da Rússia sentiu golpe após sanções impostas por outros países Imagem: Akishin Vyacheslav/???????? Moscow-Live/Creative Commons

27/02/2022 14h03Atualizada em 27/02/2022 15h11

MOSCOU (Reuters) - O banco central da Rússia disse na tarde de hoje que retomará a compra de ouro no mercado doméstico a partir de amanhã, enquanto toma medidas para tentar garantir a estabilidade financeira durante as sanções ocidentais contra Moscou pela invasão da Ucrânia.

Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que seu comando militar colocasse as forças com armas nucleares em alerta máximo. Combatentes ucranianos que defendem a cidade de Kharkiv disseram ter repelido um ataque de tropas invasoras russas.

A retomada da compra do ouro ocorre um dia após uma das sanções internacionais mais duras à economia do país, com o comprometimento por parte de nações ocidentais da retirada do país da Swift (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), uma cooperativa criada pelos países para permitir a padronização de informações financeiras e transferências de recursos entre bancos ao redor do mundo.

O sistema permite conexão e pagamentos entre mais de 11 mil instituições financeiras, em mais de 200 países —a Rússia, inclusive.