IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Por causa de greve dos servidores, BC ainda não tem data para divulgação do IBC-Br de fevereiro

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em coletiva do Palácio do Planalto - Adriano Machado/Reuters
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em coletiva do Palácio do Planalto Imagem: Adriano Machado/Reuters

08/04/2022 15h28

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central informou nesta sexta-feira que o dado do IBC-Br de fevereiro não será divulgado na próxima quinta, como previsto no calendário do indicador antecedente do PIB, por causa da greve dos servidores.

"Oportunamente, informaremos com 24 horas de antecedência as novas datas para as divulgações", disse o BC em nota.

Mais cedo, a autarquia já havia informado que o relatório semanal Focus, que traz as projeções de mercado para uma série de indicadores, incluindo inflação, também não será divulgado na segunda-feira. Será a segunda semana seguida que começará sem o Focus.

Segundo o BC, os membros os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) seguem com acesso atualizado aos dados das expectativas do mercado para a inflação e poderão utilizá-los para as decisões de política monetária apesar da greve.

O dado semanal do fluxo cambial e a atualização do Relatório da Poupança, que é sempre divulgado no quarto dia útil do mês, também não têm previsão de divulgação, disse o BC.

Nas últimas semanas, os funcionários do BC vêm pressionando o governo a conceder reajustes salariais e reestruturar carreiras no órgão, com paralisações pontuais que já vinham afetando a divulgação de estatísticas e outros serviços. Há uma semana, na sexta-feira, foi deflagrada greve por tempo indeterminado.