Ambev foca em longo prazo e olha menos para ganho de mercado, diz presidente
A Ambev está preocupada em melhorar o retorno sobre capital investido e menos em sua participação de mercado, afirmou o presidente-executivo da maior cervejaria das Américas nesta terça-feira.
"Quando nós paramos de olhar para market share toda a semana é que ficamos mais livres para trabalharmos o longo prazo", disse Jean Jereissati Neto durante o primeiro de dois dias de apresentações da companhia a investidores e analistas.
"Estamos obcecados agora por crescimento. No passado estávamos viciados em market share... Estamos olhando agora para o longo prazo, entendendo locais onde devemos crescer mais, entendendo melhor os clientes e consumidores", acrescentou o executivo.
O primeiro dia das apresentações da companhia foi focado nas diversas iniciativas de digitalização de negócios que a Ambev está implementando para ampliar a base de receitas para além da simples venda de bebidas.
A estratégia, segundo Jereissati Neto, é criar uma companhia "ambidestra", capaz de operar com soluções que incluam as plataformas Zé Delivery, de entrega direta a consumidores, e Bees, por onde aposta o crescimento entre comerciantes.
Questionado sobre participação de mercado, o presidente da Ambev afirmou sem mencionar números que 2021 "foi, de longe, o ano em que mais ganhamos market share".
"Foi um ganho de market share em um ambiente deprimido e agora parece que estamos com vento a nosso favor", disse o executivo, referindo-se às medidas de isolamento social que foram liberadas mais para o final do ano passado no país.
Segundo Jereissati Neto e outros executivos da companhia, a intenção da Ambev para a plataforma Bees, formada ainda por uma fintech, é deixar o negócio separado da cervejaria, ganhando escala ao longo do tempo enquanto reforça sua presença em praças onde já está presente e avalia ofertas de serviços adicionais como a modalidade de "click & collect" de produtos.
(*Edição de André Romani)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.