PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Bloqueios contra Covid-19 na China prejudicam fluxo de mercadorias e cadeias de suprimentos, diz Yellen

18/05/2022 10h36

(Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira que os bloqueios contra a Covid-19 na China parecem estar impedindo o fluxo de mercadorias e dificultando a dinâmica das cadeias globais de suprimentos, com uma desaceleração mais ampla no crescimento da segunda maior economia do mundo podendo ter efeitos colaterais globais que merecem atenção redobrada.

"Certamente os bloqueios parecem estar impedindo a produção e o fluxo de bens e serviços, dada a extensão deles, e agravando as dificuldades na cadeia de suprimentos que aumentaram os preços", disse Yellen a jornalistas em coletiva de imprensa em Bonn, Alemanha, onde se reunirá com as principais autoridades financeiras das sete principais economias desenvolvidas do mundo.

"Embora algumas dessas pressões pareçam se atenuar, os desenvolvimentos na China exacerbam essas pressões na cadeia de suprimentos", disse Yellen. "E então isso é uma fonte de preocupação."

Também um receio crescente é a lentidão na economia chinesa, derivada em grande parte da política de zero Covid do país, que interrompeu a atividade nos principais centros econômicos domésticos por semanas.

"A China também parece estar experimentando uma desaceleração no crescimento. Como uma das maiores economias do mundo, o desempenho econômico da China realmente tem impactos indiretos no crescimento em todo o mundo", disse Yellen.

"Então esse é um fator que afeta as perspectivas globais, e estamos monitorando cuidadosamente o que acontece na China e quais são suas respostas de política (econômica)."

(Reportagem de David Lawder)