PUBLICIDADE
IPCA
0,67 Jun.2022
Topo

Preços de importados nos EUA sobem menos que o esperado em junho

15/07/2022 10h08

WASHINGTON (Reuters) - Os preços de importação dos Estados Unidos aumentaram menos do que o esperado em junho, provavelmente porque o dólar forte ajudou a conter os ganhos nos custos de bens excluindo produtos de petróleo, oferecendo algum sinal de esperança para uma economia que luta com a inflação em alta.

Os preços de importação subiram 0,2% no mês passado depois de alta de 0,5% em maio, disse o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. Nos 12 meses até junho, os preços de importados aumentaram 10,7%, depois de avanço de 11,6% em maio.

Economistas consultados pela Reuters previam alta dos preços de importação, que excluem tarifas, de 0,7% na comparação mensal.

O relatório foi divulgado após dados mostrarem nesta semana mostrando que os preços ao consumidor subiram 9,1% em junho na base anual, o maior aumento desde novembro de 1981, já que o custo da gasolina subiu a níveis recordes. Os preços ao produtor também aceleraram no mês passado.

As leituras fortes de inflação tornam certo que o Federal Reserve adotará outro aumento de 0,75 ponto percentual na taxa de juros no final deste mês. O banco central dos EUA aumentou sua taxa de juros em 1,50 ponto desde março.

(Reportagem de Lucia Mutikani)