IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa recua contaminado por exterior mas deve fechar semana no azul

17/02/2023 10h06

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta sexta-feira, contaminado pelo ambiente negativo nos mercados no exterior em meio a preocupações com o ciclo de alta de juros nos Estados Unidos, enquanto Hypera liderava as perdas após resultado trimestral.

Às 11:33, o Ibovespa caía 0,56 %, a 109.321,87 pontos, mas ainda caminhando para uma alta de cerca de 1% na semana, após duas de queda.

O volume financeiro neste pregão somava 4 bilhões de reais, em sessão também marcada pelo vencimento de opções sobre ações na B3.

Os pregões em Nova York abriram em baixa nesta sexta-feira, com o S&P 500 em queda de 0,57%.

Na visão da equipe do Departamento de Economia do Bradesco, a cautela predomina nos mercados internacionais, diante dos temores de que o banco central dos Estados Unidos conduza um ciclo de aperto monetário mais agressivo.

Investidores da bolsa paulista também repercutem novas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecidas após o fechamento, entre elas de que avalia que não há problema em manter a autonomia do BC se ela se mostrar positiva.

Antes, ainda com o pregão aberto, trechos da entrevista do presidente à CNN Brasil já haviam sido veiculados, incluindo afirmação de que não tem interesse em brigar com o presidente do BC, Roberto Campos Neto,

Para a equipe da Guide Investimentos, apesar de alguns pontos polêmicos, o tom das críticas diminuiu.

DESTAQUES

- HYPERA ON caía 5,96%, a 43,57 reais, mesmo após a farmacêutica divulgar lucro líquido de 431,7 milhões de reais para o quarto trimestre de 2022, alta de 18% ante igual período do ano anterior. Também anunciou projeção de lucro líquido das operações continuadas em 2023 ao redor de 1,85 bilhão de reais. De acordo com analistas, os números ficaram em linha com as expectativas. Em teleconferência, a companhia disse que deve lançar em 2023 mais de 100 produtos, com a maior parte sendo concentrada no primeiro semestre.

- LOJAS RENNER ON cedia 0,21%, a 19,34 reais, distanciado-se da mínima do pregão registrada na abertura, quando chegou a 18,43 reais. A varejista reportou resultado na véspera com queda de vendas em mesmas lojas e prejuízo com serviços financeiros nos últimos três meses de 2022. "When it rains in pours" (equivalente a algo como "desgraça pouca é bobagem"), afirmaram analistas do Safra em relatório a clientes, avaliando que a Lojas Renner apresentou um conjunto de resultados fracos nos últimos três meses do ano passado.

- ENGIE BRASIL ENERGIA avançava 0,92%, a 39,41 reais, após divulgar um lucro líquido ajustado de 904 milhões de reais no quarto trimestre de 2022, avanço de 10,9% ante igual período do ano anterior. O Ebitda ajustado, porém, caiu 22,8%.

- VALE ON mostrava declínio de 0,68%, a 88,58 reais, um dia após reportar lucro líquido de 3,72 bilhões de dólares no quarto trimestre, queda de 30,4%. Também anunciou distribuição de remuneração aos acionistas. Analistas da XP Investimentos avaliaram que a mineradora apresentou resultados em linha com as expectativas. Eles acrescentaram ainda gostar da tese de investimento de longo prazo da Vale, mas afirmaram que, no curto prazo, estão receosos com a discrepância do preço do minério de ferro em relação a outras commodities. Nesta sexta, o futuro do minério de ferro atingiu uma máxima em Dalian, na China.

- PETROBRAS PN cedia 1,23%, a 26,52 reais, na esteira do declínio dos preços do petróleo no exterior, com o Brent sendo negociado em baixa de 3,08%.

- BTG PACTUAL UNIT recuava 3,65%, a 20,61 reais, pior desempenho entre os bancos do Ibovespa, tendo no radar resultado da rival XP, com queda de 21% no lucro do quarto trimestre sobre o desempenho obtido um ano antes, com recuo também na rentabilidade sobre o patrimônio na base trimestral. O Credit Suisse cortou a recomendação das ações da XP para "underperform", avaliando que as perspectivas a plataforma de investimentos "permanecem muito desafiadoras". Entre os bancos, ITAÚ UNIBANCO PN operava estável e BRADESCO PN era negociado em baixa de 0,5%.

- EMBRAER ON avançava 0,99%, a 16,4 reais, após reportar que despachou 80 aeronaves a clientes no quarto trimestre, das quais 30 aviões comerciais e 50 jatos executivos. A companhia afirmou que sua carteira de pedidos firmes atingiu 17,5 bilhões de dólares no final do ano passado.