IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA vão impor tarifa de 200% sobre alumínio da Rússia, diz Casa Branca

24/02/2023 14h47

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 200% sobre alumínio e derivados produzidos na Rússia a partir de 10 de março, disse a Casa Branca nesta sexta-feira, aniversário do início da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Os EUA também aplicarão uma tarifa de 200% sobre importações de alumínio primário produzido na Rússia a partir de 10 de abril.

O alumínio russo é produzido pela Rusalque responde por cerca de 6% do abastecimento global.

Em 2018, sanções do Departamento do Tesouro dos EUA sobre a Rusal congelaram a maior parte das exportações da empresa, paralisaram a cadeia de suprimentos e afugentaram clientes. As sanções também alimentaram um salto nos preços do alumínio na bolsa de Londres na ocasião. Mas nesta sexta-feira, o mercado era pouco afetado pela notícia uma vez que o metal russo representa apenas uma pequena proporção das importações de alumínio dos EUA.

As importações dos EUA de alumínio bruto e ligas da Rússia somaram 191.809 toneladas, ou cerca de 4,4% das mais de 4,4 milhões de toneladas compradas pelo país no ano passado. Em 2018, a proporção era de 8,9%, de acordo com o Trade Data Monitor.

A Rusal não comentou o assunto.

Analistas dizem que se a Rússia decidir retaliar a tarifa de 200% sobre o alumínio, poderia potencialmente limitar as exportações de níquel ou paládio.