IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sobe para 57 número de mortos por chuvas no litoral norte de SP

24/02/2023 08h28

Por Eduardo Simões e Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) -O número de mortos devido às piores chuvas da história do país que atingiram o litoral norte de São Paulo no último fim de semana subiu para 57, informou o governo do Estado nesta sexta-feira.

Desse total, 56 mortes aconteceram em São Sebastião, cidade mais duramente atingida pelo temporal, e uma em Ubatuba, segundo o governo.

O governo paulista fez um apelo para que turistas não viajem ao litoral norte no fim de semana de modo a evitar que sobrecarreguem serviços públicos e obstruam a passagem de veículos de socorro e de doações e ajuda humanitária aos milhares de desabrigados e desalojados.

Segundo o governo de São Paulo, o volume de chuvas que atingiu o litoral norte em 24 horas no último fim de semana --mais de 630 milímetros-- foi o maior já registrado desde o início deste tipo de medição no Brasil.

O governo de São Paulo informou nesta sexta-feira que o Departamento de Estradas de Rodagem liberou o tráfego em trecho da rodovia Rio-Santos que estava totalmente interditado. A via ainda tem pouco mais de uma dezena de bloqueios parciais.

A Mogi-Bertioga segue com trecho próximo de Biritiba Mirim totalmente interditado devido a rompimento de tubulação. A liberação do trânsito é prevista para ocorrer em dois meses e a conclusão dos reparos em até seis meses, disse o governo.

Na quinta-feira chegou a São Sebastião um navio aeródromo multipropósito da Marinha, equipado com leitos hospitalares, e levando helicópteros, veículos de desembarque, profissionais de saúde e tropas do Corpo de Fuzileiros Navais para atuarem nos trabalhos de resgate e socorro às vítimas.

(Edição Alberto Alerigi Jr.REUTERS AC)