Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Receita institui obrigatoriedade de nota fiscal eletrônica para ouro como ativo

Medida passará a valer a partir de 3 de julho deste ano e tem o objetivo de "promover o aumento da transparência e do controle dessas operações". - Getty Images/iStockphoto
Medida passará a valer a partir de 3 de julho deste ano e tem o objetivo de "promover o aumento da transparência e do controle dessas operações". Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcela Ayres

Em Brasília

30/03/2023 11h12

A Receita Federal instituiu nesta quinta-feira (30 a obrigatoriedade da utilização de nota fiscal eletrônica para o ouro quando classificado como ativo financeiro ou instrumento cambial, informou o órgão em comunicado.

De acordo com a Receita Federal, a medida passará a valer a partir de 3 de julho deste ano e foi publicada em instrução normativa no Diário Oficial da União mais cedo, com o objetivo de "promover o aumento da transparência e do controle dessas operações".

A medida afeta a compra do ouro por empresas que compram o minério para vendê-lo no mercado financeiro, as chamadas DTVM (Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários). Hoje, a nota fiscal exigida para essas compras é impressa, o que dificulta a fiscalização pela Receita e supervisão das operações financeiras pelo Banco Central e pela (CVM) Comissão de Valores Mobiliários.

Com a nota eletrônica, o cruzamento de informações de vendedores e compradores fica mais fácil, o que pode ajudar a combater o comércio ilegal do ouro e seu uso para lavagem de dinheiro.