IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Rússia usará referência de petróleo de Dubai em acordo com indiana, dizem fontes

03/04/2023 09h27

Por Nidhi Verma

NOVA DÉLHI (Reuters) - A maior produtora de petróleo da Rússia, a Rosneft, e a maior refinadora da Índia, a Indian Oil Corp, concordaram em usar a referência de preço do petróleo de Dubai em seu último acordo para entregar petróleo russo à Índia, disseram três fontes familiarizadas com o acordo.

A decisão das duas empresas estatais de abandonar o Brent, dominado pela Europa, faz parte de uma mudança nas vendas de petróleo da Rússia para a Ásia depois que a Europa evitou o petróleo russo após a invasão russa da Ucrânia há mais de um ano.

Ambos os contratos de referência são denominados em dólares e definidos pela S&P Platts, uma unidade da S&P Global Inc., mas o Brent é usado principalmente por grandes petroleiras e comerciantes europeus, enquanto Dubai é fortemente influenciado pelo comércio de petróleo da Ásia e do Oriente Médio.

O presidente-executivo da Rosneft, Igor Sechin, disse em fevereiro que o preço do petróleo russo seria determinado fora da Europa, já que a Ásia emergiu como o maior comprador de petróleo russo desde que o Ocidente impôs sanções progressivamente mais rígidas à exportação russa.

Sob o novo acordo, anunciado em 29 de março, a Rosneft quase dobrará as vendas de petróleo para a Indian Oil Corp., disseram duas das fontes à Reuters.

A IOC e a Rosneft não responderam imediatamente aos e-mails da Reuters em busca de comentários sobre os detalhes do acordo, que não foi publicado anteriormente.

(Reportagem de Nidhi Verma; reportagem adicional de Florence Tan em Cingapura)