IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Minério de ferro cai com fraca demanda por aço e temores de intervenção na China

04/04/2023 08h19

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram pela segunda sessão nesta terça-feira, pressionados por embarques mais altos, demanda fraca por aço na tradicionalmente alta temporada de construção e preocupações persistentes sobre intervenção do governo.

"A atual demanda aparente (de aço) está mais fraca do que o esperado, pressionando o mercado de matérias-primas para baixo", disse um analista de minério de ferro de Tianjin.

As conversas no mercado de que a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China se reuniu com várias empresas de futuros em Pequim na segunda-feira para discutir o mercado de minério de ferro levantaram temores de mais ações do governo contra o acúmulo e as atividades especulativas, disseram analistas.

O contrato futuro de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com queda de 2,06%, a 881,5 iuanes (128,10 dólares) a tonelada, o menor nível desde 28 de março.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em maio caiu 2,11%, para 118,25 dólares a tonelada, depois de atingir a mínima de uma semana de 117,05 dólares.

Os mercados na China estarão fechados na quarta-feira por causa de um feriado.

Outras matérias-primas siderúrgicas, o carvão de coque e o coque tiveram quedas acentuadas, arrastadas pela oferta abundante e demanda fraca. O carvão de coque perdeu 3,51% e coque retraiu 4,21%.

Algumas usinas nas províncias de Hebei, Shanxi e Shandong, no norte da China, reduziram com sucesso seus preços de compra de coque em 50-100 iuanes por tonelada, mostraram informações da consultoria Mysteel.

"Os preços spot caíram devido à oferta superando a demanda no momento, pressionando também o mercado futuro. Esperamos que a segunda rodada de propostas de queda no preço (do coque) esteja a caminho", disse um analista do segmento.

(Por Amy Lv e Dominique Patton)