IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Sodexo vai desmembrar seu negócio de vouchers

05/04/2023 12h11

Por Diana Mandia

(Reuters) - O grupo francês de serviços de alimentação e catering Sodexo planeja se separar e listar seu negócio de vouchers durante 2024, informou na quarta-feira, fazendo suas ações dispararem cerca de 11%.

Em maio passado, a empresa descartou um plano para vender uma participação minoritária na unidade de serviços de benefícios e recompensas (BRS), que emite tickets e cartões de benefícios para funcionários de empresas.

A Sodexo planeja desmembrar a atividade, que tem 5 mil funcionários em 31 países, distribuindo ações aos acionistas da Sodexo.

"O negócio está indo muito bem, impulsionado pelas taxas de juros, pela inflação... então é o momento perfeito para colocar esta joia no mercado e deixá-la voar por conta própria", disse a presidente-executiva da empresa, Sophie Bellon, a repórteres.

A Sodexo se recusou a comentar sobre o valor do negócio da unidade depois da cisão. A empresa disse que a família Bellon, fundadora e que controla o grupo com 57,5% dos direitos de voto, permanecerá como acionista principal.

O negócio de BRS registrou um lucro de 162 milhões de euros no primeiro semestre de 2023, um aumento de 46,4% em relação ao ano anterior, excluindo os impactos cambiais.

O lucro do principal negócios do grupo foi de 704 milhões de euros, superando a previsão média dos analistas de 679 milhões de euros em um consenso compilado pela empresa.

A Sodexo disse que espera um crescimento de receita orgânica próximo a 11% no ano fiscal de 2023, em comparação com sua previsão anterior de 8% a 10%.

A companhia também elevou a previsão para o ano inteiro para os negócios BRS, visando um crescimento de receita orgânica de cerca de 20% e uma margem de lucro operacional subjacente de quase 32%.