IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Braskem é elevada para "compra" por UBS BB após recente liquidação

14/04/2023 13h07

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - A ação da petroquímica Braskem teve recomendação elevada de "neutra" para "compra" por analistas do UBS BB, que enxergam o papel com um "valuation" descontado após queda nos últimos meses.

O preço-alvo foi mantido em 26 reais.

Às 12:52 (de Brasília), as ações PNA da Braskem avançavam 5,6%, a 21,5 reais, maior ganho dentre as ações do Ibovespa, que cedia 0,51%.

"Após uma liquidação nos últimos meses, acreditamos que as ações da Braskem estão negociando a um 'valuation' com desconto", escreveram analistas liderados por Luiz Carvalho, em relatório datado de quinta-feira.

Segundo eles, a empresa negocia a 5 vezes a relação EV ("enterprise value", valor do empreendimento em tradução livre) sobre Ebitda, contra média histórica de 5,5 vezes, o que sugere um potencial de alta.

A equipe do UBS BB observou que a Braskem teve resultados recordes em 2021, com spreads petroquímicos --diferença de preço entre os insumos usados e preço cobrado pelos produtos-- mais altos no mercado internacional. Porém, segundo o banco, esses spreads voltaram rapidamente aos patamares normais no ano passado, o que pressionou o balanço da empresa no quarto trimestre.

"Não esperamos que os 'spreads' recuperem para máximas históricas, embora prevemos uma melhora em relação aos níveis do segundo semestre de 2022, sustentando nossa recomendação de 'compra'", escreveram.

Os analistas afirmaram que ainda estão analisando os riscos de a Petrobras avaliar uma aquisição da fatia da Novonor na Braskem sem "tag along" --mecanismo que estende a oferta para os demais acionistas quando há mudança de controle. Porém, eles acreditam que é improvável que um negócio saia no curto prazo.

As ações da Braskem saltaram 176% em 2021, mas cederam 57% no ano passado. Em 2023, caem 9%.