IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Ibovespa tem 3ª queda seguida com foco em envio de regra fiscal ao Congresso

17/04/2023 17h33

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa teve leve queda nesta segunda-feira, tendo como principais pesos negativos Vale e Eletrobras, e após o governo dizer que só enviará a nova proposta de arcabouço fiscal ao Congresso na terça ou depois.

3R Petroleum também foi destaque negativo, caindo 15,7% após anunciar um inesperado aumento de capital. Petrobras e Weg ajudaram a limitar as perdas.

Em Wall Street, os principais índices fecharam levemente no positivo.

O índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,25%, a 106.015,67 pontos. O volume financeiro somou 19,8 bilhões de reais.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta tarde acreditar que o envio do arcabouço fiscal ao Congresso acontecerá na terça-feira, mas ponderou que "pode ficar para depois", acrescentando que o envio depende da Casa Civil e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que a previsão inicial era entregar o texto da proposta nesta segunda, mas houve adiamento porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou há apenas poucas horas da viagem à China e aos Emirados Árabes Unidos e ainda tem agenda nesta segunda com o chanceler russo, Sergei Lavrov.

"Em geral, é ruim o adiamento, porque passa uma falta de credibilidade", disse Phil Soares, chefe de análise da Órama, acrescentando que já vinha sendo vista certa desorganização do novo governo na divulgação de suas medidas. Segundo Soares, esse cenário era, inclusive, pior no início do ano. "O adiamento não foi uma coisa boa, mas também não é muita novidade."

O novo arcabouço fiscal já foi apresentado pelo governo, mas agentes financeiros aguardam pelo texto oficial da proposta para ter mais detalhes sobre o funcionamento da regra, que estabelece limite para os gastos públicos.

Soares afirmou que o andamento da pauta no Congresso depende do texto que será apresentado. "Acreditamos que o governo vai se preocupar bastante em acertar a tramitação no Congresso", disse ele, observando que essa é a maior pauta do governo federal no Congresso até então. "Nossa expectativa é que vai passar com tranquilidade".

A B3 divulgou pela manhã a segunda prévia da carteira teórica do Ibovespa válida para entre maio e agosto, com exclusão de Qualicorp e manutenção da entrada de IRB e das saídas de Banco Pan e Ecorodovias.

DESTAQUES

- 3R PETROLEUM ON caiu 15,7%, a 27,71 reais, após anunciar no domingo um aumento de capital de até 900 milhões de reais, a 24,45 reais por ação. Analistas do Itaú BBA e Goldman Sachs classificaram o anúncio do aumento de capital como surpreendente, à medida que viam a companhia com caixa suficiente no curto prazo.

- ELETROBRAS ON teve de recuo de 3,75%, a 33,64 reais, estendendo a queda no ano para cerca de 20,1%, em pregão negativo para empresas de energia elétrica em geral. COPEL PNB cedeu 1,4%.

- VALE ON perdeu 1,19%, a 77,87 reais, quarta queda seguida. O minério de ferro encerrou as negociações diurnas em Dalian, China, com queda de 0,1%, uma vez que traders estavam na expectativa por dados econômicos do país a serem divulgados nesta semana. A Vale publica relatório de produção e vendas do primeiro trimestre na terça-feira.

- PETROBRAS PN teve alta de 1,56%, a 26,71 reais, mesmo com queda de 1,8% do petróleo Brent. A estatal, segundo seu presidente, Jean Paul Prates, vai mudar a abordagem de atuação em relação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), buscando se "defender" e ficar com ativos de refino e gás. Além disso, a empresa anunciou redução no preço do gás natural a partir de maio, enquanto a reguladora ANP aprovou uma minuta de acordo com a empresa que prevê o recolhimento de 780 milhões de reais.

- JBS ON aumentou 2,71%, a 17,04 reais, encerrando sequência de três perdas consecutivas. MARFRIG ON subiu 1,47%, a 6,23 reais.

- SANTANDER BRASIL UNIT recuou 0,83%, a 27,56 reais, em sessão negativa para os grandes bancos privados. BRADESCO PN cedeu 0,44%, a 13,73 reais.

- EZTEC ON fechou com variação positiva de 0,47%, a 15,05 reais, após divulgar prévia operacional do primeiro trimestre.

- GOL PN mostrou queda de 0,28%, a 7 reais. Mais cedo a companhia divulgou projeções sobre desempenho do primeiro trimestre, a ser publicado em 27 de abril, incluindo estimativa de lucro por ação de 0,60 real no período.