IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Danske Commodities, da Equinor, estreia em comercialização de energia no Brasil

18/04/2023 10h25

OSLO (Reuters) - A Danske Commodities deu início às atividades de comercialização de energia no Brasil nesta terça-feira, marcando a entrada da trading controlada pela Equinor no mercado sul-americano.

A empresa concluiu as primeiras negociações de energia no Brasil, informou em um comunicado, que não traz detalhes sobre as contrapartes das operações ou volumes negociados.

Para se estabelecer no país, a trading investiu 288 milhões de reais no negócio, que lhe permitirá apoiar as operações de energias renováveis da controladora Equinor na região.

A Danske ajudará a gerenciar o crescente portfólio de renováveis da Equinor no país, que inclui investimentos na planta solar de Apodi, com capacidade de 162 megawatts (MW), e no projeto solar de Mendubim, com 531 MW.

"A robustez financeira é fundamental em um mercado bilateral como o Brasil", disse o chefe de trading global da Danske Commodities, Jesper Tronborg, acrescentando que a companhia pode contar com o apoio financeiro de sua controladora.

A norueguesa Equinor comprou a trading dinamarquesa em 2019 para aproveitar sua experiência em comercialização de energia e ajudar a sustentar a diversificação do grupo de petróleo e gás na geração de eletricidade de baixo carbono.

A Danske Commodities atua em 40 mercados de energia na Europa, Austrália, Estados Unidos e Brasil.

(Por Terje Solsvik e Nora Buli)