IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Inflação alemã cai para nível mais baixo desde início da guerra na Ucrânia

28/04/2023 11h08

BERLIM (Reuters) - Os preços ao consumidor alemão registraram em abril o menor aumento desde o início da guerra na Ucrânia, à medida que os preços de energia caem ainda mais.

Os preços ao consumidor subiram 7,6% no ano em abril, mostraram dados preliminares do escritório federal de estatísticas nesta sexta-feira. Esta foi a leitura ano a ano mais baixa desde março de 2022.

Os analistas esperavam que a inflação anual permanecesse inalterada em relação a março, em 7,8%.

A alta dos preços de energia de 6,8% em abril voltou a ser mais branda do que o índice geral de inflação, como ocorreu em março, evidenciando uma tendência de queda dos preços de energia.

Um efeito de base explica parte dessa desaceleração: o índice estava em alta em abril de 2022, depois que os preços da energia dispararam após a invasão russa da Ucrânia, então a comparação ano a ano veio menor.

Além disso, as medidas de alívio do governo alemão também estão contribuindo para a atual desaceleração dos preços da energia, disse o escritório de estatísticas.

Os preços dos alimentos em abril continuaram apresentando crescimento acima da média, registrando alta de 17,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

(Por Maria Martinez)