Eletrobras vê oportunidades de aquisição, avalia alternativas para Emae
SÃO PAULO (Reuters) - A Eletrobras está em um momento financeiro melhor do que a média das empresas, o que traz oportunidades para a companhia elétrica fechar bons negócios no mercado de fusões e aquisições, disse nesta sexta-feira o CEO Wilson Ferreira Júnior.
Em coletiva de imprensa, o executivo comentou que a companhia está avaliando alternativas envolvendo a geradora paulista Emae, da qual a Eletrobas é sócia.
"Temos 40% das ações preferenciais (da Emae), vamos estar atentos a esse processo, temos uma posição no conselho da companhia... Estamos estrategicamente avaliando alternativas, que pode ser vender com eles ou ter algum tipo de condução para comprar a parte que for vendida", disse.
Já no caso usina de Belo Monte, a Eletrobras seguirá como importante acionista e não deverá diminuir sua participação no empreendimento, atualmente em 49,9%. Mas acredita que "não é o caso" de ampliá-la.
Ele lembrou que a dívida de Belo Monte é expressiva e que uma consolidação no balanço da Eletrobras poderia criar dificuldades financeiras momentâneas.
O executivo lembrou ainda que a Eletrobras tem a meta de reduzir o número de sociedades de participação específica (SPEs) para 31 até o fim deste ano, ante 74 no encerramento de 2022. Parte desse processo já vem sendo realizado, em operações como a consolidação da Santo Antônio Energia e a troca de ativos com a Neoenergia.
(Por Letícia Fucuchima)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.