IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Petrobras registra lucro de R$ 38,2 bilhões no 1º trimestre, queda de 14,4%

Aleksandr_Vorobev/Getty Images
Imagem: Aleksandr_Vorobev/Getty Images

Marta Nogueira e Peter Frontini

11/05/2023 19h03

A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 38,2 bilhões no primeiro trimestre, queda de 14,4% ante o mesmo período do ano anterior, após um recuo de 19,9% nos preços do petróleo Brent na mesma comparação, apontou o balanço trimestral da companhia nesta quinta-feira.

Na comparação com o quarto trimestre, o resultado recuou 12%.

"Esse resultado é explicado principalmente pela desvalorização do Brent e menor resultado financeiro (-4,7 bilhões de reais), parcialmente compensados por menores despesas operacionais (+4,9 bilhões de reais)", disse a companhia.

Além disso, a Petrobras pontuou que houve maior despesa com imposto de renda (+2,9 bilhões de reais) principalmente em função da ausência de créditos tributários ocorridos no quarto trimestre pela distribuição de dividendos do exercício de 2022 na forma de juros sobre capital próprio.

Ainda assim, o lucro da companhia veio acima do resultado esperado por uma pesquisa da Refinitiv, de 31,96 bilhões de reais.

O Conselho de Administração da petroleira aprovou dividendos de 24,7 bilhões de reais, como antecipação relativa ao exercício de 2023.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado nos três primeiros meses do ano, por sua vez, somou 72,5 bilhões de reais, queda de 6,7% ante um ano antes e em linha com o observado no último trimestre, o que é explicado principalmente por menores despesas exploratórias e contingências judiciais, informou a companhia.