Mercedes-Benz vence Tesla em aprovação de tecnologia de direção automatizada na Califórnia
(Reuters) - O Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia aprovou na quinta-feira o sistema de direção automatizada da Mercedes-Benz, sem que seja necessário o controle ativo de um motorista, em rodovias designadas sob certas condições.
A Califórnia é um dos maiores mercados da Tesla, respondendo por 16% das vendas globais da montadora no ano passado, de acordo com cálculos da Reuters.
Mas a montadora alemã superou a Tesla e se tornou a primeira a receber autorização para vender ou alugar carros com um sistema de direção automatizado para o público na Califórnia.
A aprovação foi concedida ao sistema "DRIVE PILOT" de nível 3 da Mercedes-Benz, que permite que o motorista tire os olhos do volante. A legislação exige que o motorista, porém, deve estar disponível para retomar o controle do veículo em caso de necessidade.
O sistema "DRIVE PILOT" só pode operar em rodovias durante o dia em velocidades que não excedam cerca de 65 quilômetros por hora, informou o DMV.
A Mercedes-Benz disse em comunicado que disponibilizará o sistema de direção automatizada no mercado dos EUA como uma opção para os veículos Classe S e EQS Sedã do ano modelo 2024. As primeiras entregas são esperadas para o final deste ano.
Outros sistemas atualmente em vias públicas, como o Autopilot, da Tesla, ou o Super Cruise, da General Motors, são classificados como SAE Nível 2 e são capazes de realizar algumas tarefas de direção, mas exigem que os motoristas prestem atenção o tempo todo.
A Tesla chama seu sistema de assistente de direção de nível 2 de "Full Self-Driving" e diz que um motorista deve supervisionar constantemente o recurso e intervir conforme necessário para manter uma operação segura.
No início deste ano, a Mercedes-Benz também recebeu uma aprovação para implantar sistemas avançados de direção automatizada nas estradas do Estado norte-americano de Nevada.
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