Minério de ferro tem maior alta diária em mais de um ano com novo estímulo da China

Por Gabrielle Ng

CINGAPURA (Reuters) - Os preços dos contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira, registrando o maior ganho intradiário em mais de um ano, com uma melhora do sentimento de mercado em função de um pacote de novos estímulos monetários da China e do reabastecimento de estoques antes de feriados chineses.

O contrato de janeiro de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 4,64%, a 699,5 iuanes (99,38 dólares) a tonelada, registrando o maior aumento diário desde 29 de maio de 2023.

O minério de ferro de referência de outubro na Bolsa de Cingapura subiu 5,8%, a 94,65 dólares a tonelada.

O banco central da China lançou o maior pacote de estímulo desde a pandemia para tirar a economia de seu estado deflacionário e voltar a atingir a meta de crescimento do governo, mas os analistas alertaram que mais ajuda fiscal é vital para atingir essas metas.

O pacote mais amplo do que o esperado, que oferece mais financiamento e cortes nas taxas, marca a mais recente tentativa de Pequim de restaurar a confiança depois que uma série de dados decepcionantes levantou preocupações sobre uma desaceleração estrutural prolongada.

"Os fundamentos do mercado de importação de minério de ferro na China melhoraram na semana passada, já que o aumento da produção nas usinas siderúrgicas locais significou que a demanda pela matéria-prima permaneceu firme", disse a consultoria chinesa Mysteel em nota.

As siderúrgicas chinesas aumentaram lentamente a produção de metais quentes depois que os lucros sobre vendas de aço se recuperaram devido à retomada do consumo do usuário final, e espera-se que a demanda de minério de ferro para reabastecimento das usinas antes do próximo feriado do Dia Nacional, de 1º a 7 de outubro, melhorará ainda mais os fundamentos, disse a Mysteel.

(Reportagem de Gabrielle Ng)

Deixe seu comentário

Só para assinantes