Galípolo diz que BC vai cumprir mandato e segue firme em perseguir meta de inflação
Por Fabricio de Castro
BRASÍLIA (Reuters) - O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, reforçou na noite desta quinta-feira o compromisso com a busca do centro da meta de inflação, de 3%, e disse que a instituição vai cumprir seu mandato.
"O BC tem seu mandato, vai cumprir seu mandato... e segue firme no objetivo de perseguir a meta de inflação", afirmou Galípolo durante o evento Esfera Recebe, promovido pela Esfera Brasil, em São Paulo. Galípolo assumirá a presidência do BC a partir de 2025.
"Estamos todos no Banco Central muito incomodados com a desancoragem de expectativas", afirmou Galípolo em outro momento. "Não vamos nos afastar nem um milímetro do nosso mandato, que é a persecução da meta de inflação", reforçou.
Os comentários de Galípolo surgiram no mesmo dia em que o dólar chegou a ser negociado a 6,00 reais e as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) se aproximaram dos 14% em alguns contratos, com o mercado projetando um cenário de taxa básica Selic ainda mais alta nos próximos meses.
O movimento ocorreu em meio ao desconforto do mercado com as medidas do pacote fiscal anunciadas pelo governo na véspera.
Questionado sobre o tema, Galípolo reforçou que a instituição preocupa-se com os efeitos no mercado da política fiscal, que traz consequências para a inflação.
(Reportagem de Fabrício de Castro; reportagem adicional de Victor Borges)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.