IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Lobão: Solução para custo adicional de energia sai na próxima semana

20/02/2014 11h36

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quinta-feira que não há decisão sobre a eventual ajuda extra que o Tesouro Nacional poderá dar ao setor elétrico para aliviar o custo da geração de energia por meio de aportes de recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O ministro disse que "não tem solução ainda" para questão, mas que a decisão sairá "na próxima semana".

Ao chegar a evento fechado da Eletrobras, Lobão disse a jornalistas que descarta o risco de desabastecimento de energia. "Não trabalhamos com essa hipótese", afirmou o ministro. Ele ressaltou que este ano o país deve contar com a capacidade adicional de 6 mil a 8 mil megawatts (MW). "Eu acho que acredito que está mais para 8 mil MW que para 6 mil MW", disse.

Lobão citou a usina em construção no rio Madeira (RO). "Jirau tem 17 turbinas e funcionamento e terá mais 15 até o final do ano", afirmou.

"Risco existe em tudo nada a vida. Por que vou ficar ligado no risco mínimo e não na probabilidade máxima de que não vai acontecer nada?", questionou o ministro.

"Existem analistas que a todo momento sugerem isso [risco de desabastecimento]. São analistas importantes que têm meu respeito. Mas acontece que temos na órbita do Ministério [de Minas e Energia] analistas igualmente respeitados e competentes que asseguram a firmeza do sistema", ressaltou Lobão.