Turismo no Brasil cresce 6,7% em 2014, diz associação
O mercado turístico brasileiro registrou em 2014 faturamento de R$ 11,9 bilhões, valor 6,7% superior ao apurado em 2013, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que compila vendas de associadas que representam estimados 90% dos pacotes comercializados no país. O número de viajantes aumentou de 1,9% com relação ao período anterior, resultando em 6 milhões de passageiros embarcados.
O mercado doméstico representou 68,40% da demanda por viagens realizadas por meio das operadoras Braztoa. Esse segmento faturou R$ 6 bilhões, com um valor médio por passageiro de R$ 1.460. O turismo emissivo internacional respondeu por 31,6% da demanda, com faturamento de R$ 5,4 bilhões em 2014.
No Brasil, o Nordeste representou 54,2% do faturamento das viagens domésticas, região seguida pelo Sudeste, com 20,4%, e pelo Sul com 14,1%. As regiões Norte e Centro-Oeste tiveram juntas 11,3% do faturamento do setor. O faturamento com o emissivo internacional cresceu 6,5% em relação a 2013.
Os agentes de viagem lideraram entre os canais de vendas, representando 53% das viagens comercializadas, seguidos pelas lojas próprias ou franquias (41%), e a internet com 6% do total vendido.
A preferência por viagens com tempo de duração entre cinco e nove dias predominou no turismo brasileiro, sendo a opção de 52% dos turistas, escolha seguida pela das viagens com duração maior que 10 dias (31% dos pacotes).
O tempo de antecedência da compra em até três meses foi adotado por 56% dos clientes, enquanto outros 27% adquiriram pacotes de viagens com maior antecedência, de três a seis meses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.