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Vendas no varejo brasileiro caem 0,9% em março

14/05/2015 09h36


O volume de vendas no varejo caiu 0,9% em março, na comparação com o mês anterior, já descontados os efeitos sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o pior resultado para o mês desde 2003, quando as vendas recuaram 2,4%.

O resultado ficou abaixo da média estimada pelo Valor Data, de recuo de 0,3%, apurada junto a 17 instituições financeiras e consultorias. O intervalo das projeções foi de queda de 0,8% até alta de 0,3%.

Na comparação com março de 2014, o volume de vendas do varejo aumentou 0,4%.

No primeiro trimestre, as vendas varejistas declinaram 0,8%, o pior resultado para o período desde 2003. Levando-se em conta todos os trimestres, é a pior variação desde o terceiro trimestre também daquele ano de 2003. Nos 12 meses terminados em março, o volume de vendas do varejo cresceu 1%.

Quanto à receita nominal, o varejo apurou queda de 0,4% em março, depois de subir 0,5% em fevereiro, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com março de 2014, a receita nominal do varejo aumentou 6,5%.

No ano, a receita nominal do varejo aumentou 5,5%; no acumulado de 12 meses, teve elevação de 7,3%.

Varejo ampliado

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas caiu 1,6%, enquanto a receita nominal recuou 1,5% entre fevereiro e março. A queda no volume de vendas nessa comparação foi a maior para o mês desde 2003, quando houve recuo de 2,3%.

Na comparação com março de 2014, o volume de vendas diminuiu 0,7% e a receita nominal recuou 5,1%.

No primeiro trimestre deste ano, as vendas do varejo ampliado foram 5,3% menores, enquanto em 12 meses houve queda de 3,4%. A receita nominal cresceu apenas 0,5% nos três primeiros meses do ano e aumentou 2,3% no acumulado em 12 meses.